Banho & Tosa

Existem uma variedade de tipos de tosa, você sabe quais são?

Nós sabemos sobre a importância de manter nossos pets sempre tosados e aparados, desta maneira, garantimos a saúde e qualidade de vida dos animais. Existem tosas que são indispensáveis, principalmente para os amiguinhos que possuem uma grande quantidade de pelos. A seguir, vamos falar um pouco sobre os principais tipos de tosa que são utilizados e quais as suas vantagens.

  • Tosa na Máquina

É o tipo de tosa feita com máquina e lâminas especialmente desenvolvidas para o corte de pelos, que pode ser máquina profissional ou doméstica. Cada lâmina de tosa possui uma altura especifica, também, cada tipo de raça tem um tipo de tosa especifico. A máquina é passada sempre na direção de crescimento dos pelos (nunca contra), que são cortados em vários níveis conforme a medida da lâmina utilizada.
maqq

 

  • Tosa na Tesoura

Essa tosa é realizada pela tesoura, onde pode ser usada para tosar todo o pelo do “animalzinho” como apenas para dar acabamento: nas patinhas, focinhos, rabinho e nas orelhas. Este tipo de tosa requer muita prática e conhecimento, onde as principais tesouras utilizadas e suas funções são:
Tesoura Tubarão: Uma das tesouras mais importantes para ter aquele sucesso no acabamento perfeito, possui lâminas micro-serrilhadas para cortes precisos. É ideal para desbaste em todos os tipos de pelos, excelente para tirar o volume e as marcas que as lâminas de tosa acabam ocasionando em todos os tipos de raças.
Tesouras Dentadas ou Semi-dentadas: Servem para retirar o volume sem prejudicar no comprimento dos pelos. É ideal para desbaste em todos os tipos de pelos, podendo ser utilizada em todos os tipos de raças.
Tesouras Curvas: Usadas principalmente para fazer tosas arredondadas, principalmente para arredondar os topetes, as patinhas, a parte traseira do bumbum e até fazer aqueles famosos pom pom em Poodles. Deve ser feita por profissionais que entendem e sabem utilizar a tesoura.
Tesouras Retas: Elas servem para tosar todo o corpo do animal. Neste caso é usada para manter o corte por um período maior se fizer a manutenção. Alguns modelos são desenvolvidos para proporcionar um corte preciso.
tesoura

 

  • Tosa Higiênica

Este tipo de tosa é considerado uma das mais importantes para a saúde do seu pet. Essa tosa traz muitos benefícios para seu amiguinho além de estética, auxiliando a manter livre os acúmulos de sujeira e até acidentes, ela serve para “limpar” e higienizar as partes íntimas dos cães removendo excesso de pelos que ficam com resíduos de fezes e urina.

higg

 

  • Tosa Bebê

Muito usada em cães com pelagem longa, a Tosa Bebê leva este nome porque deixa o cão com a pelagem do tamanho que tinha quando ele era bebê. É uma boa pedida para o Verão, pois o comprimento dos pelos fica em torno de 2 dedos, sendo uma ótima opção para evitar que o pelo fique embolado e para que o “amiguinho” fique bem refrescado. Indicada para shitzu, lhasa apso, maltês, yorkshire, Spitz Alemão e outros cães de pelagem longa.

bebe

 

  • Tosa Leão

Neste tipo de tosa, o Groomer remove todo o pelo do rosto, barriga, rabinho e da parte superior das pernas. Esse tipo de tosa é muito utilizado em Poodles, deixando uma espécie de pompom no tornozelo, na ponta do rabinho e nos quadris. Lembrando que também o topete precisa estar com o pelo bem alto e arredondado (utilizando o acabamento com uma tesoura curva). As espécies de cães que são indicados para esse tipo de tosa são: Chow Chow, Spitz Alemão e os Poodles.

leao

 

  • Tosa Trimming

Esta é um tipo de tosa especial, procura valorizar os traços do seu cãozinho e respeitar a função de cada parte de seu corpo. Esse tipo de tosa ressalta qualidades e defeitos que ficam disfarçados.

trmming

 

  • Tosa Carneirinho 

Esse tipo de tosa serve para deixar o pelo todo curto, aproximadamente dois ou três dedos. Serve para raspar as patas, a face e deixar um topete na cauda e na cabeça. Nesta tosa, o comprimento do pelo do corpo é o mesmo, onde somente nas pernas terão um comprimento maior que o resto do corpo, onde o rabo e o topete devem ficar bem redondinhos.

carn

 

A tosa é de extrema importância e faz parte, além da estética, da saúde do cachorro. Ela facilita a transpiração e, assim, melhora o bem estar do animalzinho. O pelo tem a função de evitar que o cão perca calor ou que absorva calor em excesso, atuando como um tipo de isolante térmico. Dependendo da pelagem, a tosa deve ser feita com maior frequência para garantir a higiene do bichinho por mais tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *