Dicas e Curiosidades

Problemas e cuidados com patas de cachorro

Assim como acontece com nossas mãos e nossos pés, as patas de cachorro precisam ser constantemente cuidadas a fim de garantir a saúde e o bem estar do pet. Ainda que as patinhas pareçam saudáveis à primeira vista, um olhar mais atencioso pode revelar que elas estão causando um forte desconforto ao seu cachorro.

Os pelos entre os coxins (as “almofadinhas” das patas de cachorro), por exemplo, podem formar pequenos nós e emaranhados que, combinados com o crescimento das unhas, causam um tremendo incômodo ao animal.

Cuidados com cachorros: cortar e escovar as unhas do seu pet

Você pode estar se perguntando como proteger as patinhas de cachorro destes desconfortos ou então de que forma perceber que ele está incomodado, certo? Bem, além de criar uma rotina de inspeções periódicas às patas do pet, é também interessante se manter atento ao comportamento dele.

Lambidas e mordidas frequentes nas patas podem significar que seu cachorro está sentindo alguma dor ou incômodo na região, assim como se ele passar a mancar ou evitar apoiar alguma das patas no chão.

Percebendo sinais de desconforto (ou decidindo evitá-los antes que eles apareçam), uma boa alternativa é cortar e lixar frequentemente as unhas do cachorro – e dar preferência por realizar esse tipo de procedimento com os profissionais do Petz Estética e Petz Veterinário é a garantia de unhas higienizadas e saudáveis para o seu pet.

O corte das unhas evita o crescimento excessivo de uma veia localizada no interior da unha, que pode causar muito incômodo ao cão, ao passo que lixar evita a presença de pequenos desnivelamentos ou pontas que possam enroscar e machucar as patas de cachorro, mantendo as unhas curtas e em um formato que incomode o mínimo possível.

Para perceber a importância deste tipo de cuidado, basta pensarmos como unhas muito longas ou mal lixadas podem nos causar desconforto e limitar nossos movimentos, e entender que o mesmo acontece com os cães.

Cortadores de unha para cachorros são desenhados especialmente para o melhor cuidado possível com as patas do pet, por isso evite utilizar cortadores e demais utensílios de manicure produzidos para atender às nossas unhas, que são evidentemente muito diferentes das unhas dos nossos pets.

A frequência ideal para o cuidado com as unhas do cachorro varia muito, uma vez que cães que vivem em apartamentos, por exemplo, desgastam suas unhas muito menos do que os que circulam por áreas de concreto – que já aparam e lixam as unhas do pet naturalmente. Por isso, é recomendado que você observe o comportamento das unhas do seu pet e perceba qual a periodicidade ideal.

Sapato para cachorro é recomendado?

A utilização dos sapatos para cachorro pode ser uma excelente alternativa para passeios no asfalto, por exemplo, evitando que as patas se queimem ou fiquem raladas e causem dor. Em contrapartida, muitos cães não conseguem se adaptar ao acessório, por isso fique atento ao comportamento dele e não force o uso caso ele pareça muito incomodado, certo?

Cuidado redobrado com carrapatos nas patas!

Carrapatos procuram locais quentes e seguros para se alojar, e os espaços entre os dedos do pet são alguns de seus lugares favoritos. Portanto, inspecione frequentemente esta região, principalmente após passeios fora de casa ou contato com outros animais. Caso encontre um carrapato nas patas do cachorro, lembre-se de utilizar pinças especiais, que permitem uma melhor retirada do carrapato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *