Banho & Tosa

Dicas para dar banho em gato de uma forma tranquila em casa

Existe sempre aquela história de que os gatos não gostam de banhos ou de que ainda não é benefício para eles tomar banho, já que eles fazem uma limpeza “própria”.

Isso tudo é um mito, pois os gatos adoram brincar na água! Por isso, para dar banho em gato em casa de forma tranquila o mais aconselhado é iniciar este processo logo quando ele é pequeno, ou seja, deste filhote. Alguns podem tomar banho a partir dos três meses, outros mais tarde ou cedo. Tudo vai depender da raça. Por isso, a dica é conversar com o seu veterinário a respeito disso. Assim que ele liberar confira estas dicas que podem auxiliar o processo de banho em casa.

banho-seguro-em-um-gato

 

       

     1.INICIAR O PROCESSO DE BANHO DESDE PEQUENO

Como falado anteriormente a principal dica é iniciar o processo de banho desde que é pequeno. Assim ele logo vai se acostumando. Mas também se recomenda a dar banho seco no início. Isso porque muitos gatos nem percebem que estão tomando banho. Você pode usar lenços umedecidos ou até mesmo spray.

   2. CORTAR A UNHA DOS GATOS

Outra questão importante é cortar as unhas dos gatos. Sim, eles podem acabar arranhando você, seja pelo medo de não saber o que está acontecendo ou ficar assustado com o barulho. Então para você não sair machucado deste processo indica-se o corte dos unhas dos felinos.

 3. PREPARAR ESTE MOMENTO PARA ELE

A próxima dica é você preparar este momento pra ele. Comece a deixar tudo preparado pra ele. Até para não ficar aquela folia de ir correndo pegar algo que esqueceu. Tente deixar as coisas preparadas sem mesmo ele ver. Em alguns casos ele poderá acabar ficando ansioso. Por isso, antes do banho brinque com ele. Isso vai ajudá-lo a ficar relaxado.

     4. CONVERSE COM SEU GATO

Quando estiver com os equipamentos preparados, e o gato tranquilo é hora de conversar com ele e começar o banho. Comece aos poucos. Quando for molhar a cabeça dele, tome cuidado para não molhar os olhos.Comece pelas patinhas e vá subindo, a cabeça é a última parte. Não adianta colocar ele direto na água empurrando-o em um balde de água. O risco de ele ficar assustado é grande.

     5. COMECE COM O SHAMPOO

Assim que ele estiver se acostumando com a água comece colocando o shampoo. Vá esfregando de forma calma para não assustar o gato. Depois, enxágüe o melhor que puder.

       6. HORA DE SECAR

Hora de secar. Se o seu gato tem muito pelo a dica é usar o secador. Mas tem gatos que ficam extremamente estressados apenas de ver o secador. Isso vai depender de seu felino. Mas se conseguir secar ele bem com a tolha já está bom. Até porque depois você vai ver ele se lavando por conta própria.

       7. OFEREÇA UM AGRADO

Feita essa etapa nada de sair dando agradinhos. Sim, é bem comum eles ficarem brabos, mas depois eles fazem as pazes com você. Espere uma hora para dar um petisco ou fazer um agrado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *